sábado, 6 de abril de 2013

"A Matemática não é um livro fechado" (James J. Sylvester)


Alunos usarão a geometria do modelo real da Casa da Música
ISEP e Câmara Municipal promovem aulas na Boavista e Aliados
A Matemática está em todo o lado e, para prová-lo, uma equipa do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), em colaboração com a autarquia local, promove a iniciativa «Matemática fora de portas» – que decorrerá entre os meses de Abril e Maio, às segundas das 9h às 12h e às sextas das 14h às 17h.

A equipa do ISEP vai demonstrar como é que aplica a geometria ou a estatística na engenharia há já 160 anos, levando uma média de 800 alunos a medir o perímetro da rotunda da Boavista ou a contar o tráfego na Avenida dos Aliados.
Segundo Amélia Caldeira, líder da equipa do Departamento de Matemática do instituto, referiu ao jornal «Ciência Hoje», as aulas serão direccionadas para os ensinos básico (que compreende os três ciclos) e secundário e o objectivo é “tentar desmistificar a Matemática, entre os que ainda se encontram em fase de decisão, mostrando que não é ‘um bicho-de-sete-cabeças’ e que tem aplicabilidade no dia-a-dia”.

A iniciativa está integrada no projecto da câmara municipal «Porto de Futuro» e estas aulas ao ar livre usarão a geometria do modelo real da Casa da Música e o seu espaço envolvente ou a estatística usando o tráfego da Avenida dos Aliados.

Na Boavista, os alunos mais pequenos recorrerão às faces da arquitectura da Casa da Música, para contar os polígonos e calcular uma pequena área da instituição; já os mais velhos ficarão a cargo de determinar o perímetro da rotunda. A contagem será feita a passo, por aproximação.

Na Avenida dos Aliados, por exemplo, os mais jovens irão contar os automóveis que por lá passam, recorrendo a técnicas estatísticas e construindo gráficos. Mais tarde, poderão ver concretamente, na Sala de Controlo de Tráfego da Câmara Municipal do Porto (CMP), numa escala muito maior como é possível controlar o trânsito em várias vias da cidade recorrendo à disciplina.

Matemática na engenharia

Cada aula terá 60 minutos e decorrerão três durante as manhãs de segunda-feira e outras tantas nas tardes de sexta-feira. O ensino será sempre adaptado às idades dos alunos e aos níveis de ensino, contudo o vector que será comum a todas as aulas é o de mostrar como a engenharia está presente no quotidiano de todos.

Haverá uma primeira aula amanhã, por volta das 14h, mas a abertura oficial será na próxima segunda-feira, em frente à CMP.

A iniciativa assinala também o ano Matemática do Planeta Terra 2013 instituído pela UNESCO - comemoração internacional que promove uma série de actividades pelo globo, com o objectivo de mostrar como a matemática desempenha um papel central em questões relacionadas com o Planeta Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário