terça-feira, 2 de abril de 2013

Da colaboração imprópria ao plágio descarado

Dezenas de alunos afastados de Harvard por terem copiado num exame
Todos os anos são afastados de Harvard 17 alunos por "desonestidade académica", um número pouco expressivo num universo de 21 mil estudantes. Mas desta vez o caso foi longe de mais: 125 alunos foram castigados com penas que variam entre um aviso disciplinar e o afastamento da instituição, num escândalo sem memória nos 337 anos de vida de uma das mais importantes universidades do mundo.(…)
Os casos de afastamento resultam de uma "conduta inaceitável", que força o aluno em causa a ser "separado da universidade, com o objectivo de reflectir sobre as suas acções". Segundo os regulamentos da instituição, os alunos sancionados desta forma devem sair da universidade, trabalhar durante pelo menos seis meses consecutivos num emprego não relacionado com a instituição e fora do seu ambiente familiar, antes de poderem voltar a candidatar-se. Um segundo afastamento leva, na maioria dos casos, à expulsão definitiva da escola.
Em causa estavam as respostas dos 279 alunos de Introdução ao Congresso, uma cadeira opcional e considerada de fácil aprovação – uma espécie de atalho para se obter uma média mais elevada. O teste era para ser feito em casa, mas o professor da cadeira, Matthew B. Platt, garante que as regras eram claras: estava proibida a colaboração com professores, assistentes "ou com qualquer outra pessoa".

Sem comentários:

Enviar um comentário