quarta-feira, 24 de abril de 2013

E nós por cá, como vamos de despreparo?


Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos (SP) revelou o despreparo de aeroportos brasileiros para atender passageiros com deficiência física ou visual e estrangeiros. Dos seis aeroportos pesquisados durante o ano de 2011, quatro tiveram notas abaixo da média, de acordo com o índice de acessibilidade desenvolvido para apontar os aspectos a serem melhorados. A pesquisa foi concluída em dezembro de 2012 e divulgada neste mês pela assessoria.
()
Indicadores
O índice de acessibilidade da pesquisadora mostra que os aeroportos estudados estão pouco preparados para receber deficientes visuais e idosos. Os aeroportos de Galeão, Viracopos e Juscelino Kubitschek obtiveram os menores valores para esses usuários.
O aeroporto que obteve a maior pontuação no preparo para receber deficientes visuais foi o de Congonhas, com um valor próximo a 0,6, que apresentou valores maiores também para receber idosos, ao lado de Viracopos e Santos Dumont. “No conjunto dos aeroportos estudados, o de Congonhas se destaca para usuários idosos, cadeirantes e com deficiência visual”, afirmou Lígia.
Para estrangeiros que chegam ao país, o aeroporto Santos Dumont é o que tem as melhores condições e apresentou nota bastante superior aos demais. Já o de Guarulhos é o que apresentou a menor nota, um pouco acima de 0,4 para esse tipo de usuário.
“A expectativa é que com o exemplo dos que tiveram as maiores notas, os outros aeroportos possam promover adequações e melhorias”, comentou Lígia.
Método
Os indicadores de acessibilidade foram avaliados por meio de levantamentos de campo e receberam notas de acordo com o seu desempenho. Os dados levaram em consideração o tempo para chegar ao aeroporto, custo, quantidade de vagas no estacionamento, sinalização, atendimentos, entre outros.
Os indicadores surgiram por meio de uma identificação de problemas que os passageiros com diferentes perfis podem enfrentar ao acessar o aeroporto. Para o levantamento foram considerados vários grupos de usuários: deficientes visuais, cadeirantes, estrangeiros, gestantes, idosos e passageiros com e sem bagagens. A dissertação de mestrado completa pode ser consultada pela internet.
(…)

Sem comentários:

Enviar um comentário