segunda-feira, 1 de abril de 2013

Avaliada que está a experiência anterior,

Os centros novas oportunidades (CNO), umas das principais bandeiras de José Sócrates, encerraram ontem definitivamente, sendo substituídos por centros para a qualificação e ensino profissional (CQEP), com previsões de pleno funcionamento no início do próximo ano lectivo.
A portaria que regula a criação da nova rede nacional de CQEP, que deve começar a ser instalada ainda em Abril, e que confirma a data de ontem para o encerramento definitivo dos CNO, foi publicada na quinta-feira em Diário da República.
A portaria define como âmbito de intervenção dos CQEP a “informação, orientação e encaminhamento de jovens e adultos que procurem formação escolar, profissional ou de dupla certificação ou visem uma integração qualificada no mercado de emprego”, assim como “o desenvolvimento de processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC)”.
O CQEP visa a orientação de jovens a partir dos 15 anos, no último ano do ensino básico, para ofertas de formação ou prosseguimento de estudos. No caso dos processos de RVCC, só estão disponíveis para adultos a partir dos 18, e, até aos 23 anos, o encaminhamento para estes processos depende de três anos de experiência profissional “devidamente comprovada”.
“A rede de CQEP visa uma actuação mais rigorosa e exigente, designadamente nos processos de RVCC”, lê-se no preâmbulo da portaria, onde se explica que os novos centros serão tutelados por três ministérios: Educação e Ciência, Economia e Solidariedade e Segurança Social.
Para além da abertura a alunos a partir dos 15 anos, os CQEP distinguem-se pelo facto de os formandos não poderem ser avaliados pelos seus próprios formadores.
 (Publico de hoje)

Sem comentários:

Enviar um comentário