É bom ler uma notícia positiva no universo da educação.
Não é que não existam muitas matérias ou experiências que as possam inspirar.
Creio que nos falta um pouco a “cultura" de valorizar e divulgar o que
corre bem. Embora se compreenda estamos quase sempre mais direccionados para os
muitos problemas e dificuldades sempre presentes no complexo universo da
educação.
Vem esta introdução a propósito do trabalho do Público
sobre a Escola Básica 123 do Curral das Freiras. Serve a freguesia mais pobre
da Madeira e em 2015 os seus alunos conseguiram a terceira melhor média
nacional no exame de Português do 9.º ano, correspondente a melhor escola
pública. Em Matemática, os resultados também foram muito bons com a colocação
em 12.º lugar do ranking entre as escolas públicas e integrando 100 melhores no
ranking global.
Algumas notas breves
A associação entre os resultados escolares dos alunos e
variáveis de natureza sociodemográfica como meio social, económico e cultural,
circunstâncias de vida, estilos parentais, etc. etc., está estabelecida de há
muito.
No entanto, também sabemos que a escola faz, pode fazer a
diferença, ou seja, o trabalho na e da escola e dos professores é um factor
significativamente explicativo do sucesso dos alunos mais vulneráveis e capaz
de contrariar o peso das outras variáveis que estão presentes nesses alunos.
Neste contexto torna-se ainda mais relevante o trabalho realizado por alunos,
professores, pais, funcionários e técnicos na Escola Básica 123 do Curral das
Freiras.
O trabalho na escola envolvendo organização, clima e
liderança por exemplo e, finalmente o trabalho em sala de aula em que surge a
diferença produzida pelo professor, pelos professores.
Quando abordo estas questões cito com frequência uma
afirmação de 2000 do Council for Exceptional Children, "O factor
individual mais contributivo para a qualidade da educação é a existência de um
professor qualificado e empenhado".
No entanto a existência de professores qualificados e
empenhados não depende só de variáveis individuais de cada docente, decorre
também de um conjunto de políticas educativas que promovam a qualificação, a
motivação e a valorização a diferentes níveis do trabalho dos professores.
De políticas educativas que em termos genéricos e em
termos mais particulares como currículos, sistema de organização, recursos
humanos docentes, técnico e funcionários, tipologia e efectivo de escolas e
turmas, autonomia das escolas são apenas alguns exemplos de como a diferença
tem que ser construída também antes de chegar à sala de aula.
E nesta matéria também temos muito trabalho para
realizar.
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