segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

"Nem que seja para fazer alfinetes, o entusiasmo é indispensável para sermos bons no nosso ofício." (Denis Diderot)

Clique para saber mais
O filme é estrelado pelo ator James Joseph Wolk  que dá vida ao professor   Brad Cohen, personagem com a  Síndrome de  Tourette. Trata-se de uma história verídica.
O personagem Brad, no início do filme, não tem um bom relacionamento com o pai, mas conta com um irmão protetor e uma mãe que o apóia. Desde a infância, ele sofre preconceitos devido a Síndrome de Tourette, Cansado dos tratamentos sem solução, Brad resolve abandonar o acompanhamento médico.
Já adulto e formado, Brad começa a correr atrás do seu sonho, ser professor, mas o preconceito com a Síndrome é a sua maior barreira. Apesar de um bom currículo as manifestações da Síndrome o reprovam nas entrevistas. Depois de muita procura, uma escola o contrata. Pela primeira vez Brad foi observado com o profissional e não por sua Síndrome.
A principio a aceitação de Brad parecia ser total até que o pai de uma aluna solicitou a mudança da sua filha para outra classe, devido ao preconceito contra a Síndrome do professor Brad. O pai da aluna achava que um professore com a Síndrome de Tourette não teria capacidade de ensinar sua filha. Por outro lado a estudante não quereria perder o contato com o professor Brad. Esse fato não abalou a confiança da escola em Brad.
Brad conheceu uma moça pelo portal de relacionamento, a Nancy Lazarus e iniciou uma interação virtual. Mas ela ficou medo de conhecê-la  pessoalmente, pois receava ser rejeitado por causa da Síndrome  Tourette. Esse receio não se confirmou, pois Nancy o aceita e apóia  em tudo.

Os alunos também aceitavam o professor Brad sem manifestar preconceitos e em sua turma haviam dois alunos que apresentavam necessidades especiais. Brad aos pouco foi mostrando todo seu potencial chegando a ganhar o prêmio de Professor do Ano. Esse reconhecimento surpreendeu e ele e a todos que se mostraram preconceituosos. Durante a entrega do premio os alunos relataram que o premio veio porque Brad não se deixou vencer pela Síndrome  Tourette, vencendo-a.
Aqui pode ver o filme dobrado em Português do Brasil
Saiba mais sobre esta problemática aqui e/ou aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário