terça-feira, 8 de maio de 2012

Pelos caminhos da Inclusão

Opções culturais no Rio de Janeiro promovem a acessibilidade de deficientes
 No caminho da acessibilidade, o Teatro Serrador apresenta, em alguns dias específicos, a peça “‘A Negra Felicidade”, com a participação de um intérprete de língua gestual, o que possibilita a inclusão na plateia de deficientes auditivos, segundo a coluna Programão, do RJTV.
A trama, narra a luta pela liberdade que se passa no Brasil de 1870. A personagem principal é uma negra, chamada Felicidade, que resolve processar o seu suposto dono e pede uma carta de alforria. O espetáculo é dirigido por Moacir Chaves e vai ter sessões com o intérprete de libras nos dias 9, 13 e 15 de maio.
“Nós estamos querendo dizer que as pessoas com deficiências são bem vindas ao teatro e isso, consequentemente, é afirmar a lei, que garante, que exige que as pessoas com deficiências tenham acesso”, explica o ator Diego Molina.
Também no Centro, a Caixa Cultural abriu esta semana a exposição do artista plástico Hércules Barsotti, com vários recursos voltados para as pessoas com deficiências visuais. São trinta serigrafias que vão ser apresentadas nesta mostra que podem ser vistas e tocadas. Logo no início, a pessoa recebe do monitor um áudio guia, que faz uma descrição detalhada de cada obra. A partir daí, um piso tátil e de borracha ajuda a pessoa a ser direcionada até a entrada da exposição, que tem o título Olhem Só, escrito em braile.
Outros espaços culturais do Rio, como o Oi Futuro do Flamengo, já estão alinhados com a acessibilidade. No local, os expectadores com deficiência visual têm lugares especiais, recebem o texto da peça escrito em braile e fazem uma visita guiada ao cenário meia hora antes do início da peça.

Sem comentários:

Enviar um comentário