segunda-feira, 7 de maio de 2012

Coffee Break

Estudo revela que cafeína poderá ser usada em crianças hiperactivas
Pode parecer uma contradição mas a solução para os problemas das crianças com défice de atenção e hiperactividade pode estar, afinal, numa chávena de café. É pelo menos para aí que apontam as conclusões preliminares de um estudo que está a ser realizado por uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC), liderada por Rodrigo Cunha.
“O princípio activo que é hoje usado para tratar crianças com défice de atenção e hiperactividade é o metilfenidato que é um derivado das anfetaminas, ou seja, um estimulante. Num sistema que já está tão acelerado, isto é quase como dar um empurrão que o obriga a regressar aos carris. E foi pelo facto de termos visto que havia um paralelismo tão grande entre as respostas à anfetamina e à cafeína, em termos sobretudo motores, que decidimos lançar este estudo que veio confirmar essa ideia de que é possível utilizar nestas crianças um estimulante que não tenha consequências tão gravosas como o metilfenidato”, sustenta Rodrigo Cunha, docente da Faculdade de Medicina da UC, ao PÚBLICO.(…)

Mário Cordeiro alerta para diagnósticos "apressados"
Na reacção a esta investigação, o pediatra Mário Cordeiro alerta para os diagnósticos “apressados” de défice de atenção e hiperactividade em crianças que “o que têm é um problema de ritmos de vida e de sobrecarga de estímulos”.(…)

Sem comentários:

Enviar um comentário