domingo, 6 de maio de 2012

O Cinema de animação, arte pedagógica

Curso de animação para professores
Este curso será orientado por Fernando Galrito e realiza-se nos dias 2, 3, 4, 5, e 6 de julho, das 10h00 às 13h00, com a duração total de 15h, seguindo a modalidade de Curso de Formação. Os conteúdos das sessões estabelecem uma relação entre o cinema de animação e a sua aplicação aos conteúdos dos programas curriculares de qualquer disciplina e nível de ensino, com aplicação direta na criação de um objeto concreto (pequeno vídeo ou powerpoint, blogue, site) a aplicar em contexto de sala de aula, para materializar as aprendizagens feitas durante as sessões. Os conteúdos específicos que serão abordados nas sessões serão:
- o fenómeno da persistência retiniana;
- construção de jogos óticos;
- regras básicas da representação do movimento;
- noção de movimento, velocidade de movimento, trajetória;
- movimento regular, acelerado, desacelerado;
- noção de pausa;
- noção de ritmo;
- introdução ao processo de registo de imagem por imagem (vídeo e informático);
- pixilação de pessoas e de objetos;
- exercícios individuais e coletivos de animação;
- projeto de animação a utilizar em sala de aula;
As sessões terão uma forte componente interativa e prática. Haverá momentos expositivos, como a  introdução aos modelos, materiais e técnicas a abordar, seguidos de exercícios práticos para desenvolver e concretizar trabalhos.
Não esquecer que o curso é acreditado para educadores e professores do ensino básico e secundário ao abrigo do protocolo de colaboração entre o Centro de Formação Escolas António Sérgio e o Descobrir – Programa Gulbenkian Educação para a Cultura. Os professores interessados na acreditação terão obrigatoriamente que fazer a respetiva inscrição prévia junto do Descobrir através do email descobrir@gulbenkian.pt.





Sem comentários:

Enviar um comentário