terça-feira, 29 de maio de 2012

Fala quem sabe e sabe do que fala!

Pessoa com Deficiência sim, Especial não!
Não somos especiais, porque temos uma deficiência, a gente pode ser especial por ter certas qualidades e outra ter uma deficiência não é e nunca vai ser uma qualidade. Ter uma deficiência é simplesmente, no nosso caso, ter algumas limitações físicas e, por isso temos que aprender a lidar com elas diariamente. Vendo assim, não tem lógica utilizar o termo especial para pessoas com deficiência!
É bem provável que essa nomenclatura tenha surgido através de pessoas sem deficiência que por motivos vários estão trabalhando e dirigindo secretarias, os setores da causa das pessoas com deficiência, essas pessoas não têm conhecimento e experiência de causa. Por isso acabam criando esses termos que são lamentáveis e só servem para denegrir a nossa imagem e trazer uma conotação de inferioridade.
Vou colocar outro exemplo de nomenclatura, que não ligamos, e ai vamos comparar.
 A nomenclatura para paralisia cerebral, o certo é encefalopatia crónica não progressiva, tanto faz uma ou a outra, pois nem uma e nem a outra definem a pessoa. Engraçado, já o especial, diz algo da pessoa, quando fala aquela pessoa especial, se referindo a pessoa com deficiência, a impressão é ele diz algo sim do fulano, como aquela pessoa é frágil, cuidado pode quebrar!
Não somos especiais, somos deficientes, queremos ser tratados com igualdade e respeito, enxergando a limitação física como ela deve ser enxergada e nada mais, além disso, combater e lutar contra o preconceito já é uma tarefa árdua e difícil se não bastasse isso ainda temos que lidar com essa terminologia que para nada presta a não ser inferiorizar ainda mais uma classe de pessoas que já sofre demais nesse país.
E você caro leitor é deficiente? Ou especial?

Sem comentários:

Enviar um comentário