Onze fatores presentes nas escolas eficazes Prof. José Pacheco | |
Liderança profissional | Firme e positivo Enfoque participativo Profissional destacado |
Visão e metas compartilhadas | Coerência nos objetivos Consistência da prática Colegialidade e colaboração |
Um ambiente favorável à aprendizagem | Ambiente tranquilo Um ambiente de trabalho atrativo |
Concretização no ensino e na aprendizagem | Bom uso do tempo de aprendizagem Ênfase no que é académico Orientação do sucesso |
Expectativas elevadas | Altas expectativas generalizadas Expectativas comunicadas Proporcionar objetivos intelectuais |
Regras | Disciplina clara e justa Uso da democracia na resolução de conflitos Retroalimentação |
Seguimento do progresso | Seguimento da acção dos alunos Avaliação respeitando os diferentes ritmos Avaliação dos resultados da escola |
Direitos e responsabilidades dos alunos | Alunos com elevada autoestima Posições de responsabilidades Controlo do trabalho |
Ensino intencional | Organização eficiente Clareza dos objetivos Lições estruturadas Prática adaptada Aprendizagem cooperativa |
Uma organização para a aprendizagem | Papel dos professores baseado na escola |
Cooperação família- escola | Implicação dos pais |
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
"O real serve-nos para fabricar melhor ou pior um pouco de ideal." (Anatole France)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário