domingo, 31 de março de 2013

"Somos sempre levados para o caminho que desejamos percorrer." (Textos Judaicos)


Muitos alunos com dificuldades em Português podem ser músicos em potência ou pintores em gestação. Por isso, é preciso inovar e procurar novos caminhos. Com os professores
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Tal como o prof. Rijo, tenho alertado para as receitas de “mais do mesmo” que caracterizam a resposta ministerial. Se o aluno não está a aprender bem, dão-se mais “aulas de apoio”, com os mesmos métodos e os mesmos livros; se isto não resulta, “retém-se” o estudante e tenta-se de novo da mesma maneira; se também isto falha, vamos para currículo alternativo ou curso CEF (de Educação e Formação). Nos cursos profissionalizantes, os problemas de indisciplina assumem proporções de catástrofe, porque nada se fez para compreender o que de facto se passa com aquele estudante, apenas se pensou enviá-lo para estudos menos exigentes onde, à partida, muitos professores também entendem que não vale a pena investir muito.
Como também salienta o prof. Daniel Rijo, a escola tem de atrair outros saberes, como “o teatro, a dança, as artes”, não numa perspectiva de entretenimento, mas numa visão integrativa do conhecimento. Muitos alunos com dificuldades em Português podem ser músicos em potência ou pintores em gestação. Por isso, é preciso inovar e procurar novos caminhos. Com os professores.
 Publico de 31-03-2013

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