quarta-feira, 13 de março de 2013

"Não admitas 'à priori' nada que possas verificar." Rudyard Kipling)

Simpósio “Desafios na Diabetes em Portugal”
 Insulinização precoce pode diminuir as complicações da diabetes
Segundo os dados do Observatório Nacional da Diabetes referente a 2011, as hospitalizações causadas pelas complicações da diabetes custaram 457 milhões de euros, o maior custo associado ao tratamento desta patologia que já afeta 12,7% da população portuguesa. A mudança de hábitos de vida e a introdução precoce do tratamento com insulina, podem contribuir para reduzir as complicações da doença, os custos do seu tratamento e aumentar a qualidade de vida de quem sofre de diabetes, concluiram os especialistas que se reuniram no simpósio “Desafios na Diabetes em Portugal”.
Coordenado por José Luís Medina, presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia e por José Manuel Boavida, diretor do Programa Nacional para a Diabetes, o simpósio “Desafios na Diabetes em Portugal” teve como principal objetivo desfazer alguns mitos que ainda subsistem, mesmo entre profissionais de saúde, relativamente ao tratamento desta patologia.
“Os médicos que tratam pessoas com diabetes e os enfermeiros, nas suas atividades de educação terapêutica, devem desmistificar algumas crenças sobre a insulina, como a ideia de que a injeção é dolorosa, a insulina engorda ou causa cegueira, o que é totalmente errado”, sublinha José Luís Medina. Já José Manuel Boavida explica que “só um controlo adequado da diabetes vai evitar as complicações da doença (que têm custos elevadíssimos para o SNS) o que muitas vezes só se consegue com a introdução da insulina, especialmente quando os antidiabéticos orais não conseguem atingir esse controlo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário