domingo, 25 de agosto de 2013

Ai se o ministro descobre

Sabemos que a Índia é um país grandezas, por isso não é de estranhar que a maior escola do mundo fique em Montessori, Lucknow, naquele país. As dimensões são impressionantes: 47 mil alunos, mil salas de aula e 3.800 funcionários.
Curiosamente, a escola foi fundada em 1959, por Jagdish Gandhi, com apenas cinco alunos. Conhecida como CMS, a escola emprega professores, auxiliares, responsáveis de limpeza, condutores de riquexó, electricistas, carpinteiros ou até jardineiros.
A escola tem cerca de 20 recreios e ainda está a escrever, apesar de ter duplicado de tamanho nos últimos 14 anos. “Fundei a escola com grandes dificuldades. Estive 15 dias à procura de alunos, em 1959, não ninguém veio”, explica hoje Gandhi. Então, ele e a sua esposa convenceram uma mulher a colocar lá os seus cinco filhos – foi aí que começou, realmente, a CMS.
O nome da escola espalhou-se e é hoje a maior do mundo, ultrapassando largamente a escola Rizal de Manila, nas Filipinas, com 19.738 alunos. É que Gandhi acredita que não se deve negar a ninguém o direito à educação e, ainda que a instituição não recebe fundos públicos, a propina é bastante baixa.
Na CMS, a competição é rainha. Há competição por tudo, sobretudo para praticar desporto. Mas o maior orgulho de Gandhi são os alunos que, tendo estudado na CMS, vieram a trabalhar nas Nações Unidas e Goldman Sachs ou estudado em Harvard.
“Há um excelente ambiente entre professores e alunos. É fácil ensiná-los e não há grandes problemas entre eles. Tentamos que cada sala tenha menos de 50 alunos, mas normalmente há entre 40 e 45. É um número muito gerível e todos recebem atenção”, explica uma das professoras.
Para além de aluas de geografia, matemática ou inglês, os alunos têm disciplinas sobre a paz no mundo. A CMS é também a única escola do mundo a ter recebido um prémio da UNESCO pelos esforços na educação pela paz. Veja algumas fotos do megaespaço.


Sem comentários:

Enviar um comentário