quarta-feira, 29 de maio de 2013

A olhos vistos


Projecto pretende reduzir prevalência de erros de refracção não corrigidos e de cataratas
Os países que fazem parte da Organização Mundial de Saúde (OMS) concordaram em lançar um plano de acção para reduzir em 25 por cento os casos de cegueira e outras incapacidades visuais. As últimas estimativas contabilizam, em todo o mundo, 285 milhões de pessoas com deficiências visuais, sendo 39 milhões cegas. Os especialistas admitem até 80 por cento destes casos poderiam evitar-se.
As duas principais causas das incapacidades visuais são os erros de refracção não corrigidos e as cataratas, que representam 42 e 33 por cento dos casos, respectivamente, apesar de em todos os países existirem intervenções para reduzir a prevalência de ambos os problemas.
O plano agora aprovado refere que cada país deve melhorar o acesso das pessoas afectadas aos serviços de reabilitação. Além disso, devem ser implementados planos de controlos das doenças oculares como parte dos sistemas de saúde.
O objectivo é que, entre 2014 e 2019, se consiga a redução de pelo menos um quarto das doenças oculares que se podem prevenir. Para isso, os países terão de recolher dados que lhes permitam entender a magnitude do problema e as suas causas, assim como tomar as melhores decisões na atribuição de recursos financeiros e humanos.
Nesta linha, considera-se fundamental determinar o número de oftalmologistas por cada milhão de habitantes. A OMS considera que se o controlo destas doenças for mais desenvolvido, se poderá reduzir significativamente a sua incidência entre as pessoas com mais de 50 anos, categoria que, segundo as projecções actuais, concentrará 84 por cento dos casos em 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário