terça-feira, 20 de novembro de 2012

"Se apenas leres os livros que toda a gente lê, apenas podes pensar o mesmo que os outros estão a pensar." (Haruki Murakami)


Há cada vez mais ebooks em português
Os livros em português estão a conquistar espaço no mercado dos livros eletrónicos para kindle e outros suportes. A Esfera dos Livros foi uma das primeiras editoras portuguesas a assinar contrato, este Verão, com a Amazon. Mas já há vários livros, em português, que se podem visualizar online... E muitos deles são gratuitos.
Na Biblioteca Digital do Instituto Camões já é possível visualizar, e nalguns casos descarregar para o computador, milhares de obras em português, tanto de autores nacionais como de autores sul-americanos e africanos.
Agustina Bessa-Luís, Sophia de Mello Breyner, Ruben A., Eduardo Lourenço, Urbano Tavares Rodrigues, José Rodrigues Miguéis, Fernando Pessoa e Júlio Dinis são apenas alguns dos autores lusos com obras digitalizadas nesta biblioteca que também acolhe autores estrangeiros como Jorge Luís Borges (Argentina) ou Fábio Mendes (dramaturgo brasileiro) entre outros.
A versão digital da Biblioteca Nacional também oferece milhares de livros do domínio público (cujos direitos de autor já caducaram) mas a pesquisa e a visualização de obras – neste momento serão cerca de 1.000 em português - é confusa e complicada.
Já o portal " Domínio Público", lançado em 2004 pelo ministério da Educação brasileiro, oferece um serviço idêntico mas intuitivo e fácil de utilizar. Além de obras literárias, este portal oferece também o acesso a música erudita, vídeos e imagens de acesso livre, num total que está perto de chegar aos 200 mil ficheiros.
Virtual Books é um portal brasileiro com centenas de livros em português tanto de autores de Portugal como de autores brasileiros ou do estrangeiro (neste caso traduzidos para português).
Também a Google Books oferece a possibilidade de consulta e leitura de livros on-line. Se o livro estiver protegido por direitos de autor é possível visualizar apenas algumas páginas do livro. Mas a editora tiver dado autorização, nalguns casos, pode-se aceder ao texto integral. Se for uma obra do domínio público, poderá transferir-se livremente uma cópia em formato PDF.
Projecto Gutenberg disponibiliza já centenas de livros de autores portugueses em domínio público, sendo que a maior parte das obras data do século XIX e da primeira metade do século XX, constando nesta lista obras míticas como o Manifesto anti-Dantas de Almada Negreiros e os dois exemplares da revista de literatura Orpheu (1915). 

Livros para kindle na Amazon
O site da Amazon é outro local onde é possível descarregar várias obras em português de forma gratuita, como os livros "Contos", a "Relíquia" e o "Crime do Padre Amaro", todos de Eça de Queiroz, ou "Os Lusíadas" de 
Luís Vaz de Camões. E também obras de autores brasileiros como Machado de Assis.

Quanto a novas edições, a editora portuguesa Esfera do Livros já arrancou com a disponibilização, na Amazon, de 23 títulos em formato eletrónico, numa "iniciativa que representa um grande investimento no mercado literário, visto que possibilita a leitores de todo o mundo o acesso a alguns dos 'bestsellers' da Esfera dos Livros", explica a editora em comunicado.
Entre os livros que poderão ser adquiridos - por preços que rondam os seis e sete euros - estão algumas das obras de maior sucesso do mercado literário português, como "Filipa de Lencastre, Catarina de Bragança", "D. Amélia" e "D. Maria II", de Isabel Stilwell, a autora 'bestseller' de romances históricos que já vendeu mais de 150 mil exemplares em Portugal.

"Os Retornados" e "Um Amor em Tempos de Guerra", de Júlio Magalhães, "Não Sei nada sobre o Amor", de Júlia Pinheiro, e "Amar depois de Amar-te", de Fátima Lopes são outros títulos disponíveis. Até ao final do ano, a Esfera dos Livros pretende disponibilizar na Amazon, em formato eletrónico, mais de 60% do seu catálogo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário