sábado, 3 de novembro de 2012

Longe da vista


Se as escolas seguirem as recomendações da Direcção-Geral de Saúde (DGS), os alunos vão deixar de ter à vista guloseimas como pastéis de nata, queques, bolos de arroz, croissants ou bolachas maria. Apesar de não saírem dos bares, saem dos expositores, que ficam reservados para os alimentos "a promover", os mais saudáveis.
(…)Sandes, iogurte e fruta
Entre os alimentos saudáveis por que os estudantes vão poder passear os olhos estão sandes enriquecidas com hortícolas, leite branco, iogurtes sólidos ou líquidos sem edulcorantes, água e fruta, por exemplo. Os que são expulsos dos expositores fazem parte da lista dos alimentos "a limitar", ou seja, "não são os mais saudáveis, mas são admitidos, sob o risco de os alunos rejeitarem o bar e recorrerem ao café mais próximo para comprar guloseimas", explica Pedro Graça. São estes que, a partir de agora, os consumidores vão ter de pedir.
As listas são iguais às de há cinco anos e isso aplica-se àquilo que os estudantes não devem ver nem comer. A DGS não usa a palavra proibição, mas carrega no vermelho do título dos alimentos "a não disponibilizar". Desta lista fazem parte croquetes e pastéis de bacalhau, bolas-de-berlim e mil folhas e chouriço e mortadela, entre muitos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário