terça-feira, 5 de junho de 2012

"Quem não sabe a arte, não a estima." ( Luís Vaz de Camões)

Curso habilita taxistas no tratamento às pessoas com deficiência .
Foi dada a última aula do curso preparatório “Convivendo com as Diferenças” direcionado aos 80 novos taxistas que trabalharão no Aeroporto Internacional. O curso foi desenvolvido pela Coordenadoria das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida (PcD).
O objetivo das aulas foi o de orientar esses profissionais para que não cometam erros ou exageros na abordagem aos seus futuros passageiros portadores de necessidade especiais. A chegada da Copa do Mundo, com a expectativa da entrada de 1,4 milhão de turistas na cidade, torna esse conhecimento ainda mais necessário.
Os principais tópicos das aulas, de quatro horas de duração, foram: histórico, inclusão, cidadania, legislação, acessibilidade, conceitos, tipos de deficiência, dimensões do preconceito e dicas de convivência. Uma das orientações, por exemplo, é cumprimentar e tratar o deficiente normalmente.
As atitudes equivocadas não são as únicas exploradas e desmistificadas no curso. Barreiras arquitetónicas, comunicativas, metodológicas, instrumentais e programáticas também são desafios que não só os deficientes como toda a população deve entender, respeitar e reivindicar.
Os motoristas também aprenderam a manusear os dois carros acessíveis disponíveis e a acomodar cadeirantes em táxis não-adaptados. “Muitos alegam não levar cadeirantes por medo de sujar os bancos do carro, entre outras justificativas. Mas não é porque seu táxi não é adaptado que você não pode transportá-lo de maneira correta e fazê-lo esperar pelos carros acessíveis”, diz Firmino aos presentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário