O DN
revisita o tema dos TPC, que ressurge em cada início de ano lectivo.
Há quem os rejeite liminarmente, evocando as doses massivas de tarefas
maçudas e repetitivas, destinadas a “consolidar” matéria, e defenda que o
escasso tempo de convívio familiar ao final do dia possa ser vivido sem a
pressão dos trabalhos para fazer, a saturação dos miúdos e os gritos dos pais
que não raras vezes acabam por fazer o trabalho dos filhos ou dar-lhes as
respostas para despachar aquele calvário.
Também há
quem defenda, captando bem o espírito dos tempos, trabalhos de casa
“personalizados”, indo ao encontro das dificuldades e necessidades específicas
de cada aluno. Algo que poderá fazer sentido no 1º ciclo, parece-me, mas que
noutros níveis de ensino será dificilmente praticável de forma sistemática,
tendo em conta o elevado número de alunos que tem cada professor e o tempo limitado
que passa com cada turma.
O que será
relativamente consensual é que um sistema de ensino demasiado dependente dos
trabalhos de casa mais facilmente reproduz as desigualdades sociais do que
aquele em que o TPC se torna acessório ou até dispensável: na escola são todos
iguais, enquanto em casa entram em jogo o ambiente familiar e o apoio que as
famílias possam proporcionar à criança.
Para os não
fundamentalistas de um lado ou de outro, os que acreditam que uma pequena dose
diária de tarefas de âmbito escolar para fazer depois das aulas pode ser
benéfica para a aprendizagem, há algumas boas ideias deixadas por alguns dos
especialistas ouvidos para a peça jornalística:
·
Os TPC devem ser curtos, acessíveis e motivadores,
evitando o mais do mesmo que já foi feito na aula;
·
Trabalhos que envolvam a família do aluno, sobretudo
se forem marcados para o fim de semana, podem ser experiências enriquecedoras,
tanto do ponto de vista pedagógico como familiar;
·
O TPC não deve ser orientado para colmatar lacunas das
aulas, mas antes para ajudar alunos e professores a perceber se as matérias
foram bem apreendidas;
·
O papel dos pais não é explicar as matérias, por isso
o TPC deve ser uma tarefa que o aluno consiga resolver sozinho.
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