domingo, 14 de julho de 2013

"A moda é o que a gente usa, o que está fora de moda é o que usam os outros." (Oscar Wilde)



Clique para saber mais
A empresa Lado B Moda Inclusiva, fundada pela fisioterapeuta e gestora em qualidade, segurança e saúde do trabalho, meio ambiente e responsabilidade social, Dariene Rodrigues, desenvolveu peças de roupa para dar maior independência e facilitar o cotidiano das pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e de terceira idade.
Após 3 anos de pesquisa somados a experiência profissional no atendimento das pessoas com deficiência e envolvimento com as questões ligadas a inclusão, percebeu a necessidade de se reinventar algumas peças que pudessem ser confeccionadas e principalmente comercializadas.
Embora moda e deficiência, são duas palavras que não se encontram, tornaram-se um desafio para dar origem a um vestuário que visasse a estética funcional aliada a peças ergonomicamente projetadas para todo tipo de necessidade, (principalmente para aquelas pessoas que fazem uso de cadeira de rodas ou prótese), com sistema de abertura para facilitar o vestir e o despir, para o uso de calça plástica (fralda), a realização da prática do cateterismo, a utilização de bolsas coletoras e a possibilidade de maior mobilidade e independência… Além, de tornar a moda acessível e tátil (tag em braile e peças com alto relevo – a moda nas mãos de todos!), fechos de velcro e tecidos confortáveis.
A inclusão total depende de um conjunto de ações que permita às pessoas com deficiência se sentirem, de fato, integradas à sociedade. Isso significa, sim, que haja rampas, que órteses e próteses sejam oferecidas. Mas significa, também, dar a possibilidade para que as pessoas façam suas opções. Possam escolher, por exemplo, para onde ir e quando ir. E, claro, escolher com que roupa ir.

Sem comentários:

Enviar um comentário