quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Eis o Portugal inclusivo que temos


Clique aqui antes de viajar
Antes de viajar saiba quais as facilidades para pessoas com mobilidade condicionada que pode encontrar em Portugal. Como existem muitas restrições para a deslocação de deficientes motores, aconselhamos a obtenção prévia de informação pormenorizada relativamente aos serviços a utilizar.
Alojamento
Muitas unidades hoteleiras possuem alojamento adaptado a utentes com deficiências motoras, no entanto será aconselhável um contacto direto para informações sobre o tipo de equipamento disponível. No www.visitportugal.com, as unidades hoteleiras que são acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida possuem a indicação de “Acesso para deficientes” nas suas Características e Serviços.
Transportes
Os transportes públicos têm normalmente lugares reservados para pessoas com dificuldades em andar, não sendo no entanto acessíveis para utilizadores de cadeiras de rodas.
O Metro de Lisboa não é totalmente acessível a deficientes motores, apenas algumas estações possuem elevadores de acesso. Os invisuais podem viajar acompanhados dos seus cães, desde que estes usem coleira e açaime. O Metro do Porto é totalmente acessível a pessoas com mobilidade reduzida.
Condução
Em Portugal, as regras de condução relativas a pessoas com deficiência referem-se unicamente à sua aptidão física e mental, podendo resultar em restrições ou adaptações que deverão estar referidas na carta de condução.
Se a pessoa com deficiência for possuidora de carta de condução válida em Portugal, poderá efetuar a condução de veículos, desde que cumpridas as restrições ou adaptações que se adeqúem à situação.
São reconhecidos em Portugal os cartões de estacionamento de modelo comunitário para pessoas com deficiência, emitidos por qualquer um dos Estados-membros. Os lugares reservados para o efeito são indicados através de sinalização. Situações de estacionamento noutros locais são permitidas, em caso de absoluta necessidade, desde que por curtos períodos de tempo e sem prejudicar a normal e livre circulação de peões e de veículos.
Aeroportos
Todos os aeroportos portugueses têm instalações sanitárias adaptadas e transfers para pessoas com mobilidade condicionada e que utilizem cadeiras de rodas. Sempre que requisitado, poderá ainda ser disponibilizado um serviço de assistência especial.
Praia acessível
74 zonas balneares – marítimas e fluviais – são acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada. Estas praias estão identificadas com uma bandeira branca que inclui o respetivo símbolo e possuem estacionamento reservado, acesso pedonal, passadeiras no areal e sanitários adaptados. Algumas praias disponibilizam também equipamentos que facilitam o acesso à água, possibilitando assim os banhos de mar a pessoas com dificuldade em movimentar-se embora seja sempre necessário o auxílio de outra pessoa.

Para mais informações relativas a facilidades para deficientes contacte:
Accessible Portugal
Rua João Freitas Branco, nº 21 D 1500-714 Lisboa
Tel:+351 21 720 31 30 – Fax: +351 21 720 31 39
www.accessibleportugal.com - E-mail: info@accessibleportugal.com
Portugal Acessível / Associação Salvador
Av. Fontes Pereira de Melo 14, 9º 1050-121 Lisboa
Tel: +351 21 318 48 51 - Fax: +351 21 357 22 60
www.portugalacessivel.com - E-mail: info@portugalacessivel.com
Instituto Nacional para a Reabilitação
Tel: +351 21 792 95 00  -  Fax: +351 21 792 95 96
www.inr.pt -  E-mail: inr@seg-social.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário