quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Desde que sem açúcar

     Os extratos de morango podem ser uma proteção contra os efeitos da radiação ultravioleta na pele, reduzindo os danos daquele elemento no ADN. As conclusões resultam de um estudo desenvolvido por investigadores italianos e espanhóis.(…)
       Maurizio Battino, investigador da Università Politecnica delle Marche, em Itália, e líder da equipa de investigação, declarou que “foi comprovado o efeito protetor dos extratos de morango face aos danos que os raios ultravioleta produzem nas células da pele”.(…)
      Após os testes, os dados confirmaram que o extrato da fruta, especialmente quando a concentração era de 0,5 mg, demonstrou uma atividade fotoprotetora dos fibroblastos expostos aos raios UV. A ação daquele elemento tem um impacto particularmente positivo no ADN, uma vez que aumenta a sobrevivência e viabilidade das células.
       Os investigadores suspeitam que os componentes fotoprotetores dos morangos sejam as antocianinas, pigmentos que dão a esta fruta a cor vermelha. Aquele composto possui várias propriedades anti-inflamatórias, antioxidades e anti-tumorais, e é capaz de atuar em processos enzimáticos.
      Battino frisa que os resultados dos testes foram muito importantes porque demonstraram proteção em “células submetidas a condições capazes de provocar cancro e outras doenças inflamatórias e degenerativas”. O investigador reconhece que este é um passo relevante na determinação dos benefícios dos morangos, podendo ser a base para a criação de novos cosméticos protetores do sol.
                                                                Clique AQUI para aceder ao estudo (em inglês).



Sem comentários:

Enviar um comentário