quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Isto abala convicções e práticas do "Eduquês"

Alunos que chumbam têm autoestima mais alta do que os que passam com notas baixas
Os estudantes que nunca chumbaram, mas durante o ano lectivo tiram más notas, têm habitualmente uma autoestima mais baixa do que os alunos que já reprovaram, revela um estudo realizado pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA).(…)
 “Quando comparamos alunos que nunca repetiram ano nenhum com alunos que têm pelo menos uma repetência verificamos que têm níveis de autoestima semelhantes”, contou à Lusa Francisco Peixoto.
Isto porque, perante o insucesso escolar, os estudantes têm tendência a investir noutras áreas do autoconceito para conseguir manter uma imagem positiva de si próprios. “Quando o autoconceito académico é mais baixo, acabam por compensar isso com outras áreas como a das relações sociais, do desporto ou das relações interpessoais com o sexo oposto”, explicou o investigador.
De acordo com a investigação, a redução da autoestima acontece apenas na primeira vez que reprovam.
“O que marca a diferença é terem repetido um ano. Depois, a 2ª ou 3ª repetência é indiferente porque o autoconceito académico já estabilizou e não baixa muito mais”, refere.
Afinal, quem tem a autoestima mais em baixo são os alunos que nunca chumbaram, mas vivem durante o ano lectivo a possibilidade de tal acontecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário