“Éimportante treinar a criança a ficar na tarefa, a colocar nela mais esforço e investimento”
Ana
Salgado, psicóloga e especialista em Psicologia da Educação, em entrevista ao EDUCARE.PT, lembra aos pais que a educação se faz também pelo exemplo.
E explica como as birras das crianças não as devem fazer perder “oportunidades
de aprendizagem”.
(…)
E: Quer dizer que a criança reage mal à diminuição de estímulos
a que está sujeita na escola?
AS: É um problema da nossa sociedade. Há um diferencial gigantesco entre o que as crianças têm em casa, em termos de estímulos e possibilidades, e o que existe na escola. Continuamos a ter uma escola com um quadro negro, uma professora que fala, uma turma que escreve e uma carteira onde a criança está sentada ao lado da colega. Temos uma escola que não é tão estimulante quanto estar em casa.
AS: É um problema da nossa sociedade. Há um diferencial gigantesco entre o que as crianças têm em casa, em termos de estímulos e possibilidades, e o que existe na escola. Continuamos a ter uma escola com um quadro negro, uma professora que fala, uma turma que escreve e uma carteira onde a criança está sentada ao lado da colega. Temos uma escola que não é tão estimulante quanto estar em casa.
Em
algumas situações, as crianças acabam por aprender mais em casa com o tablet e
o computador do que na escola. Aprendem ao ritmo delas, aprendem o que querem e
quando querem. Este é um grande desafio colocado às nossas escolas e aos
professores. Como respeito o ritmo de aprendizagem da criança? Como a motivo?
Como torno a minha aula mais dinâmica? Como diferencio os níveis de
conhecimento dentro da sala de aula?
(…)
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