quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Fica provado que uma inovação não é necessária quando se torna demasiado difícil implementá-la. Fica provado que uma inovação não é necessária quando se torna demasiado difícil implementá-la. Fica provado que uma inovação não é necessária quando se torna demasiado difícil implementá-la. Fica provado que uma inovação não é necessária quando se torna demasiado difícil implementá-la.(Luc de Clapiers Vauvenargues)




A escola deverá elaborar, até 31 de março de 2017, para cada turma, um plano de aplicação da prova, onde se indique o dia, a hora e o local de realização da prova.
Os alunos devem ser identificados com coletes numerados (autocolante ou outra forma de numeração) para que os observadores identifiquem facilmente a quem se referem os registos da observação.
Antes de os alunos iniciarem a prova, o espaço e os materiais devem estar preparados, de acordo com as indicações explicitadas no guião da prova.
Durante a aplicação da prova, o professor titular organiza os alunos para a realização das tarefas, de acordo com as indicações do guião da prova, garantindo as condições e o ambiente favoráveis à observação dos desempenhos dos seus alunos. Nesta tarefa, o professor titular pode ser coadjuvado por um colega da escola ou do agrupamento de escolas.
A avaliação dos alunos em prova (observação, registo e classificação) é feita presencialmente por uma equipa de professores avaliadores, preferencialmente do agrupamento, que, no caso da prova de Expressões Físico-Motoras, integra professores do 1.º ciclo e professores de Educação Física e que, no caso da prova de Expressões Artísticas, integra um professor do 1.º ciclo e professores de Educação Musical, de Educação Visual ou de Educação Tecnológica.
Além desta informação-prova, serão disponibilizados para consulta no sítio do IAVE documentos pedagógicos de apoio às provas de expressões no 1.º ciclo e à sua preparação: videogramas, guiões, materiais de apoio e especificações de materiais, conforme aplicável.

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