quinta-feira, 2 de junho de 2016

Haverá "uma estratégia sustentada, orientada, coerente, organizada, divulgada"?

recursos humanos

na generalidade das instituições (em particular das escolas) não conheço, não me apercebo, não vislumbro estratégia de gestão de recursos humanos;


certamente que aquando da distribuição de serviço docente deverão existir critérios, orientações, umas explicitas e conhecidas, outras nem tanto, sobre a coisa, mais não seja naquilo que uns quantos designam de perfil para (o que quer que seja);



mas uma estratégia sustentada, orientada, coerente, organizada, divulgada, eventualmente mas não necessariamente debatida, não conheço;



cada um faz o que pode, o que sabe ou simplesmente o que quer; cada um segue mais ou menos as suas orientações, com maior ou menor criatividade, flexibilidade ou ligeireza;



mas gosto de ver, neste final de ano escolar, o quanto brilham alguns olhinhos de docentes quando organizam coisas que gostam, promovem iniciativas na qual se reconhecem e assumem;



foi ver uns quantos cabisbaixos, quase que adoentados ao longo do ano, de repente, por iniciativa própria fazem a súmula dos seus trabalhos, uns quantos saem da sala de aula e dão conta do que fizeram, do gosto quer têm



e quanto é bonito ver o brilho de orgulho e satisfação no trabalho que ali está;



imaginem se existisse uma gestão de recursos humanos, das condições, capacidades, disponibilidades e vontades de ns e de outros, o que não poderia ser a escola...



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