sexta-feira, 23 de março de 2012

Uma luz ao fundo do túnel?

Escola põe alunos a fixar lâmpadas para terem melhores resultados

Uma lâmpada pode melhorar comportamentos e resultados escolares? Os adeptos do fosfenismo - que associa o pensamento à reacção à luz - acreditam que sim.
Os seus seguidores afirmam que o fosfenismo, desenvolvido pelo médico francês Francis Lefebure, permite "amplificar as capacidades cerebrais", melhorar a memória, o comportamento e as notas escolares. Para além de ser "repousante". Isto alcança-se através do que chamam a "conjugação fosfénica" - a associação de um pensamento a um determinado tipo de luz ou, mais precisamente, às manchas coloridas que se obtêm depois de se fixar uma fonte luminosa, os chamados fosfenos.
Para a chamada conjugação fosfénica é preciso que o aluno se sente a curta distância de uma lâmpada e que a fixe durante curtos períodos de tempo. Depois apaga-se a lâmpada e surgem os fosfenos: manchas luminosas que variam de cor, de amarelo a azul. Os pensamentos que devem ser mobilizados em simultâneo são distintos consoante as disciplinas em que os alunos têm dificuldades. Se for Matemática, pensa-se numa fórmula, se for Português, numa palavra ou numa construção gramatical, etc.
"Pareceu-nos um projecto alternativo muito simples e interessante e que não levantava nenhum problema a nível físico", explicou Isabel Ferreira, afirmando que a escola está sempre disponível para avançar com projectos que "estimulem os alunos e que os levem a acreditar neles". "Precisam muito disso", acrescenta. A presidente do Conselho Geral é professora de Língua Portuguesa na escola, que o ano passado foi a nona do distrito de Coimbra nos rankings do 9.º ano. Diz que têm "imenso orgulho" nos alunos.

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