domingo, 4 de março de 2012

Moçambique, meu amor!

"A Educação visa melhorar a natureza do homem o que nem sempre é aceite pelo interessado" –
(Carlos Drummond de Andrade)

Quem lida com informática sabe que o termo “formatar” pende, literalmente falando, como uma espada de Democles sobre as nossas cabeças, pois nunca se sabe o que daí poderá advir. Poderá significar uma retomada promissora de um trabalho, ou simplesmente a nossa sentença final. E tudo isto, vem a propósito de um debate que nos tem acompanhado no dia-a-dia. A qualidade do ensino em Moçambique.
Há muito que oiço por aí, que estudar debaixo de árvores ou sentado no chão diminui a inteligência dos alunos. Mas agora, conseguiram surpreender-me com uma nova revelação. Que os castigos corporais e outros mimos, a estudantes mal comportados e preguiçosos, diminuem o Índice de Desenvolvimento Humano nacional. Onde já estamos?...
E no Vietname, em Cuba, na China, e outros, não há pessoas a estudarem debaixo de árvores ou em palhotas de colmo, com professores a salários baixos ou em regime de voluntariado? Claro que há. E não se açoitam os estudantes de lá também? Claro que sim. No entanto, eles formam-se em larga escala. E alguns deles, engrossam as fileiras da “fuga de cérebros” para o mundo desenvolvido. E não me venham falar do factor demográfico. Cuba tem 11 milhões de habitantes. O Vietname ainda não chegou aos 100. E a China já galgou os 2000 milhões. Mas todos eles, têm em comum um bom sistema de Ensino.

Sem comentários:

Enviar um comentário