terça-feira, 20 de março de 2012

De agredido a agressor vai um passo de distância

E se um miúdo habituado a levar tareia dos colegas de escola se saísse com um golpe à Bruce Lee? Uma academia de artes marciais de Lisboa propõe ensinar técnicas de luta para acabar com o "bullying" nos recreios.
Luís Barneto, instrutor de artes marciais da academia Jeet Kune Do, afirmou à agência Lusa que a técnica de Artes Marciais Mistas (MMA ou Mixed Martial Arts em inglês) pode ser a maneira de uma criança habitualmente vitimizada aprender a ser "firme" e deixar de apanhar tareia.
A sua academia, a JKD Unlimited, tem inscrições abertas para duas classes de MMA para miúdos em Lisboa e uma outra no Barreiro, à espera de crianças entre os sete e os doze anos, orientadas para combater o bullying, ou violência reiterada em meio escolar.
Apesar de reconhecer que a técnica, quando usada por adultos na vertente competitiva, pode ser "vista como violenta", Luís Barneto garante que ensinada a miúdos, "com muita brincadeira" à mistura, pode ter efeitos sérios quer nos que são agressivos quer nos que costumam ser as vítimas.
Para os que são habitualmente vítimas de bullying, o processo de aprender MMA passa por "tentar lutar e não estar só a apanhar umas técnicas que talvez ajudem a fugir ou escapar das coisas".
"Tornam-se lutadoras contra as adversidades da vida e isso inclui o bullying, que às vezes nem é uma questão física, é emocional", argumentou, frisando que "até os adultos são às vezes vítimas de bullying".

2 comentários:

  1. Mais ou menos o mesmo passo que vai de agressor a ex-agressor... ;-)

    Luis Barneto

    ResponderEliminar