(…)
A
secretaria regional promoveu no ano letivo 2018/2019 um projeto-piloto na
Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond, no âmbito da educação
inclusiva, que agora se alarga a outras quatro unidades orgânicas do sistema
educativo regional.
Segundo uma nota
do executivo açoriano, a continuidade e alargamento deste projeto assenta na
“experiência obtida” e na necessidade de “se refletir sobre o papel da escola e
o modo como esta vê os alunos e como se organiza para dar resposta a todos
eles”.
Este despacho do
titular da pasta da Educação sublinha a necessidade de se "abandonar o
modelo de legislação especial para alunos especiais”, bem como “o modelo de
categorização dos alunos”.
O objetivo é
adotar um modelo que tem por base "respostas educativas adequadas para
todos os alunos", mas qualquer aluno pode, a qualquer momento do seu
percurso escolar, necessitar de medidas de suporte à aprendizagem.
O governante
sublinha neste despacho que “o respeito pelo princípio da educação inclusiva,
pela integração de todos os alunos, pelo direito de todos à educação e de
reduzir a exclusão, pressupõem que cada escola reconheça a necessidade de
encontrar formas de lidar com a diferença dos seus alunos e os benefícios dessa
diversidade, através da adequação dos processos de ensino às características e
condições individuais de cada um, recrutando os recursos de que dispõe para que
todos aprendam e participem ativamente na vida da escola”.
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