quarta-feira, 31 de julho de 2019

"É aquilo que fazemos do que temos, e não o que nos foi dado, que distingue uma pessoa de outra" N. Mandela


EDUCAÇÃO

A escola que não brilha nos rankings ficou em 1.º lugar
Agrupamento de Escolas de Santo António, no Barreiro, ganhou um prémio que distingue projetos inovadores na Administração Pública. Num meio onde as dificuldades sociais e económicas são muitas, definiu um plano para integrar todos os alunos e os resultados apareceram. A distinção valeu-lhes 10 mil euros, que serão investidos nas salas de aula
(…)
“O SUCESSO NÃO SÃO OS RANKINGS, MAS CADA DEGRAU SUBIDO”
O projeto foi definido e começou a ser aplicado no ano letivo de 2016/17. Primeiro nos anos iniciais de ciclo, avaliando as dificuldades de cada um e tentando que cada um melhorasse. Sabendo que todos têm “ritmos diferentes” e o seu “próprio caminho”. Porque o sucesso, defende Manuela Espadinha, não se mede apenas na média alta que se obtém no exame nacional, no número de notas 5 que se consegue ter ou numa posição de topo nos rankings nacionais.
“O sucesso mede-se pela progressão que cada um vai tendo. Há um ponto de partida e cada degrau que se sobe é um sucesso”, reforça a professora, lembrando que para muitos alunos, a escola é o “única porto de abrigo, onde se sentem seguros e onde podem aprender e socializar”. “Grande parte não tem qualquer apoio fora da escola”, insiste Manuela Espadinha, numa referência aos rankings que apenas olham para as médias nos exames nacionais e onde a escola ocupa os lugares mais baixos.
Depois, foi preciso trazer os pais à escola, mostrar-lhes que a educação é “importante” e conquistar a sua “confiança”. Com várias ofertas na educação e formação de adultos, conseguiram também este objetivo. “Alguns passaram a vir não apenas quando havia um problema com os seus filhos, mas todos os dias, também para aprender”.
Ao mesmo tempo, os professores reuniam-se, monitorizavam o projeto e avaliavam o que corria bem e o que podia ser melhorado. “É difícil, mas é um grande desafio”.
(…)
Expresso Diário de 31 de julho de 2019

1 comentário: