segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve.(J. Luís Borges)

Clássicos infantis ganham versão para deficientes visuais

Quem não se encanta com os clássicos “A Bela Adormecida”, “Branca de Neve”, “Chapeuzinho Vermelho”, “Cinderela”, “João e Maria”, “João e o Pé de Feijão”, “Os Três Porquinhos”, “Peter Pan”, “Robin Hood” e “Rapunzel”?


A novidade agora é que crianças com deficiência visual poderão ter acesso a adaptações dessas histórias em formato inclusivo. Os exemplares são impressos em braille e fonte ampliada e têm imagens em relevo, além de serem ilustrados com cores vibrantes.

Há também um CD com a leitura das histórias com ou sem audiodescrição (recurso que transforma imagens em palavras), com efeitos sonoros e lúdicos, que têm como objetivo estimular os diferentes sentidos dos pequenos leitores.



Fundação Dorina Nowill para Cegos imprimiu 3.000 kits da Coleção Clássicos Acessíveis, que chegarão gratuitamente a bibliotecas, escolas públicas e instituições que atuam com pessoas com deficiência visual em todo o país. Brevemente, eles também estarão à venda no site da ONG.



“É um projeto inédito que permite que a criança cega ou com baixa visão leia sozinha, com amigos ou parentes, que a leitura aconteça de pai para filho, de professor para aluno”, afirma Ana Paula Silva, coordenadora de acesso ao livro da fundação. “É uma quebra de barreiras e uma forma de incluir por meio dos contos de fadas”, completa

Sem comentários:

Enviar um comentário